John Piper - Nós nascemos no pecado

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Alegria de Filipe e a Surpresa de Natanael

Texto de referência - João 1 - vv43 a 51

(João 1:43) - No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.
(João 1:44) - E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
(João 1:45) - Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
(João 1:46) - Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
(João 1:47) - Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
(João 1:48) - Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
(João 1:49) - Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
(João 1:50) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
(João 1:51) - E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

Esta é a primeira referência sobre o Apóstolo Felipe, de quem o Senhor Jesus escolheu para o seu discipulado e serviços. Foi um seguidor de Jesus nítidamente liberto de dogmas e preferências, desde o primeiro momento, não manifestou oposição, questionamento ou dúvida quanto a autoridade de Jesus, ao contrário, a única referência que existe de seu chamado é através de uma ordem (1:43).

É nítida a sua característica de homem simples, vazio e aberto ao recebimento do Espírito Santo e serviço ao Senhor, foi escolhido por Jesus, e o que fez foi obedecer.

Como a maioria dos Judeus sua instrução é baseada nas escrituras, na "Lei de Moisés" e nas profeciais (Jo 1:45), pois logo após seu chamado a primeira atitude foi a chamada a * Bartolomeu (Natanael) para ir até o Messias, de forma a possuir certeza sobre o que dizia e principalmente sem a execução de sinais dados por Jesus para a sua prova, neste sentido diz a Natanael "Vem, e vê." (Jo 1:46)

* O apóstolo Paulo, faz uma alusão direta a defiinição de um novo testamento sobre as boas novas sobre a comunicação por vias do espírito, por um entendimento sobrenatural, não mais pelo estudo e aplicação da letra gravada, mais como carta viva e fundamenta um novo testamento sobre poder, denominando este como o "ministério da Justiça" veja abaixo (II Cor; 3-1 a 9);

(II Corintios 3:1) - PORVENTURA começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós?
(II Corintios 3:2) - Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.
(II Corintios 3:3) - Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
(II Corintios 3:4) - E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;
(II Corintios 3:5) - Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
(II Corintios 3:6) - O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
(II Corintios 3:7) - E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
(II Corintios 3:8) - Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
(II Corintios 3:9) - Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.


A certeza de Felipe é sobrenatural, não foi baseada em seu entendimento lógico ou raciocínio, muito menos sobre a realização de sinais, sua certeza sobre o messias era como sobre a cor do céu ou a luz das estrelas, totalmente contagiado pelo poder do espírito, recebendo desde este momento com clareza o Reino de Deus. Como o apóstolo Paulo disse em sua carta aos Romanos - "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo". (Romanos 14:17) ou ainda em sua primeira carta aos Corintios - "Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder." (I Corintios 4:20).

Fica claro que a reação de Felipe pós a sua escolha pelo Senhor foi uma reação motivada por paz e alegria e totalmente embebida de poder!!! Como consequência, teve uma vida de servidão e acompanhamento a manifestação de grandes sinais do Senhor como a própria multiplicação dos pães (Jo 6:5,6,7), pregando a palavra e realizando muitos sinais, como a expulsão de espíritos malignos e a cura de mancos e paralíticos (AT 8:4 a 8) e também a conversão de um Etíope, nítidamente foi guiado pelo espírito até ele (8:26 a 39).

Ficou conhecido ainda como Filipe "Evangelista", pois teve um grande papel como na pregação da palavra - "pregava o evangelho por todas as cidades onde passava" (AT 8:40)
Segundo consta nas escrituras, retomou seu caminho para Cesaréia e teve quatro filhas "virgens profetizas", recebendo o apóstolo Paulo em uma de suas viagens (AT 21:8).

* Uma referência sobre a justiça divina e sua promessa sobre gerações, nítidamente faz alusão a pré-destinação, conforme a Carta aos Efésios (Ef 1-4,5);

(Efésios 1:4) - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
(Efésios 1:5) - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

Ainda...

(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
(Êxodo 34:7) - Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração.
(Números 14:18) - O SENHOR é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração.
(Deuteronômio 5:9) - Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

Sendo assim, fica nítido que o escolhido pelo o Senhor, possui uma única tarefa, servir!!!! Isto sim é justiça pois ele te salvou!!!!!!! Muitas vezes esta servidão é confundida e pior que isso colocada sobre julgo, pois, o verdadeiro Cristão, renascido e moldado em Cristo, não recebe uma regra, uma lei, mais o espírito santo como orientador sobre a vontade do pai;

(I Corintios 12:11) - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Vejamos a visão do apóstolo Paulo sobre a Igreja de Jesus Cristo;

(I Corintios 12:12) - Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
(I Corintios 12:13) - Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

e ainda;

(I Corintios 12:20) - Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
(I Corintios 12:21) - E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
(I Corintios 12:22) - Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
(I Corintios 12:23) - E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
(I Corintios 12:24) - Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;

Jesus havia alertado antes de sua ida;

(João 16:7) - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
(João 16:8) - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
(João 16:9) - Do pecado, porque não crêem em mim;
(João 16:10) - Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
(João 16:11) - E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

----- Já no versículo 46, vem a resposta a resposta de Natanael de forma pronta e direta; "Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?"

(CURIOSIDADE)

* Nota-se em todas essas referências que o nome de Bartolomeu, aparece sobre todos os evangelhos, junto ao nome de Felipe, que em João 1:45, aponta este como Natanael, portanto, tudo leva a crer que Natanael era Bartolomeu (apenas um ponto de vista);

(Mateus 10:3) - Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;
(Marcos 3:18) - E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão o Zelote,
(Lucas 6:14) - Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;
(Atos 1:13) - E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago).

Retormar 46.....

Apesar de em um primeiro momento isto parecer "arrogante", tem um grande fundamento, pois nota-se que Natanael possui característica daquele que tem conhecimento da Lei e das profecias, pois o Senhor o sinaliza como observador de suas leituras debaixo do pé de figueira, de forma a caracterizar ainda mais a resposta como embasada nas escrituras e na professia do Messias nascido de Belém (Miquéias 5-2)

(Miquéias 5:2) - E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

(Deuteronômio 18:18) - Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
(Deuteronômio 18:19) - E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.

* Neste momento, Natanael / Bartolomeu não sabia, mais Jesus de Nazaré nasceu no lugar certo - Belém. Ele não nasceu na Belém vizinha de Nazaré, apesar de José e Maria viverem em Nazaré. Em vez disso, Ele nasceu na outra Belém, a Belém-Efrata. Deus, em Sua providência, fez com que o imperador romano Augusto decretasse que em todo o império deveria ser realizado um recenseamento. Isso exigia que todos os cidadãos retornassem às cidades de seus ancestrais. Por isso, José foi obrigado a fazer uma viagem longa e difícil a Belém, juntamente com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. Enquanto ainda estavam lá, Jesus, o Messias, nasceu, exatamente como Deus havia planejado e prometido (Lc 2.4,7).

(Lucas 2:1) - E ACONTECEU naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
(Lucas 2:2) - (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
(Lucas 2:3) - E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
(Lucas 2:4) - E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
(Lucas 2:5) - A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

*******O mais interessante neste exato momento é que neste exato momento concluímos que Filipe, não recebeu sinal algum, chamava Jesus de Nazareno e tinha conhecimento das escrituras, mas nada o impediu de ser contagiado pelo Espírito de Deus de forma a superar as suas dificuldades de interpretação se dispondo desde o primeiro momento a anunciar o seu nome, isso é o que o Senhor espera de nós, Justiça!!!! (Aliás, ele não nos questionou para nos perdoar, apenas o fez, como Filipe neste momento...++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Logo após Jesus, aponta a idoniedade de Natanael / Bartolomeu, assim como sua observação, caracterizando novamente a sua escolha e predestinação ao Apostulado.
surpreso e identificando um verdadeiro profeta a sua frente ele o chama de "Profeta Rei" ressaltando novamente seu pleno conhecimento das escrituras, fazendo alusão a todas as escrituras citadas.

Novamente;

(Miquéias 5:2) - E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

(Deuteronômio 18:18) - Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
(Deuteronômio 18:19) - E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.

Vejamos que neste caso a abertura para o espírito ocorre de uma forma ainda mais justa, pois da mesma forma que houve o questionamento através das escrituras, o entendimento pleno de Jesus como "o Cristo" se deu da mesma forma, ou seja, através da Palavra e profecia, pois no versículo 51 ele responde surpreendendo com alto seu alto teor teológico, justamente por ali representar de forma direta "a palavra", vinda direta do próprio Deus;

(João 1:51) - E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

Essa profecia nada mais é do que o sonho de Jacó em Gênesis 28, 10-17

(Gênesis 28:10) - Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã;
(Gênesis 28:11) - E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
(Gênesis 28:12) - E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
(Gênesis 28:13) - E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
(Gênesis 28:14) - E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
(Gênesis 28:15) - E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.

Mais, que isso, Jesus o anuncia pessoalmente como salvo, pois com a profecia, o Senhor sinaliza a Bartolomeu que "ele verá", a escada, essa escada é o Senhor.


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Nitidamente, vemos perfis diferentes tocados pelo Senhor e destinados a sua obra de modo eleito e com demonstração de poder (como a Zorobabel).

(Zacarias 4:6) - E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.

Esta passagem caracteriza a não relação das escolhas do Senhor com merecimento ou perfil, pelo contrário todas as passagens apontam a criação de cada ser de forma a que o Senhor necessita e elaborou em seu tempo;

(Jó 38:4) - Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.
(Jó 38:5) - Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?

...Longe da compreensão humana e cercado pela Justiça Divina de forma que haja uma manutenção desta relação em toda a existência e vida...


(Apocalipse 19:11) - E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário